Nós estamos no YouTube criando conteúdo em diversos canais há mais de 10 anos e se tem uma coisa que podemos garantir é: a plataforma passa frequêntemente por transformações.
Para o YouTube 2024, as mudanças prometem impactar muito mais todos que criam conteúdo e que assistem, principalmente com a onda de IAs revolucionando várias áreas do digital cada dia mais.
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Os formatos curtos
Mas para começar a falar do YouTube 2024, precisamos lembrar que ao longo dos anos, o a plataforma se adaptou às tendências do mercado, transitando por diferentes formatos de conteúdo. Atualmente, há uma ênfase em vídeos curtos, conhecidos como “Shorts”.
Esse formato foi inspirado no TikTok e no Instagram, com o Reels, e suas duas grandes características são: ser produzido na vertical e ter duração de até 1 minuto.
Olhando por esse lado, é fácil perceber o poder para motivar qualquer pessoa a criar “conteúdo”. Na grande maioria dos casos, não precisa pensar em roteiro, otimização, e coisas que os formatos longos (VODs) demandam.
Basta fazer algo interessante e chamativo, segurando o espectador por alguns segundos e pronto. Você pode conseguir milhares de visualizações.
Se por um lado isso pode ser interpretado como algo positivo, podemos dizer que existem dois grandes desafios aqui:
Já existem diversas pesquisas afirmando que esse formato curto acaba sendo viciante, fazendo qualquer pessoa passar horas assistindo e ‘arrastando’ para o próximo conteúdo vertical, sem se dar conta do tempo que está ali.
Como consequência, as pessoas ficam cada vez mais sem paciência e sem direcionar sua atenção para outras atividades.
Desde ler um livro, até mesmo para simplesmente assistir um filme. Você deve conhecer alguma pessoa que não suporta ficar 2 horas focado assistindo algo sem se dispersar mexendo num celular ou fazendo outra coisa simultaneamente.
Ignorando completamente esse efeito causado nas pessoas e pensando em negócios, a busca por share de mercado frente a outras empresas desse segmento faz com que o YouTube 2024 estimule cada vez mais os criadores e os espectadores para esse formato curto.
Ao ler isso você pode pensar: então significa que os vídeos longos e transmissões ao vivo vão deixar de existir num futuro breve? Não. Mas, em termos de negócios, a cada dia se prova que o foco atual não está neles. Na verdade, o YouTube já ocupa um lugar de destaque entre VODs e não fica tão atrás nas Lives.
Apesar disso, o segundo grande desafio que esse tipo de conteúdo trás é de realmente entender se esse formato curto atende verdadeiramente à profundidade – e propriedade – que alguns criadores (e marcas) buscam.
Visualizações por visualizações não valem nada. O que importa no final é o que é feito com elas. Vamos voltar nesse tópico mais a frente do texto.
O Impacto da Inteligência Artificial no YouTube 2024
Começando pelo óbvio: a Google, uma das maiores empresas tech do mundo e dona do YouTube, não poderia ficar (muito) para trás nessa questão das IAs.
Em 2018, quando participamos do PES (Product Experts Summit) do YouTube em San Francisco, na Califórnia, já existiam testes com IAs nativamente atuando na plataforma.
Apesar disso, o tempo passou e só agora várias novidades estão sendo incorporadas nesse YouTube de 2024:
- Dublagem de vídeos com IA;
- Títulos sugeridos por IA;
- Assuntos de vídeos sugeridos por IA.
- Aplicativo de edição para mobile;
- Teste A/B para capas de vídeos;
No entanto, em meio ao uso das IAs, uma questão inevitável vem a tona: a autenticidade será substituida pela agilidade na produção de conteúdos?
O Resgate da Autenticidade
Enquanto a inteligência artificial promete eficiência, existe a questão da produção ’em massa’ de conteúdos sem originalidade. A verdade é que é muito fácil e rápido pedir para uma IA criar um roteiro para um vídeo – e existirão outros 500 iguais.
Cada vez mais, haverá uma avalanche de conteúdos ‘vazios’ e que não criam conexão com as pessoas que os assistem e que buscam incansavelmente viralizar com títulos polêmicos e até usando e abusando de clickbait.
Conexão é o que faz uma pessoa se interessar pela outra (e por seus vídeos, seu negócio digital ou físico). Nós já estamos há um bom tempo na Era da Informação, onde é fácil ter acesso as informações. E se existem 500 vídeos quase idênticos, onde as informações são jogadas, onde fica a conexão?
Aqui podemos voltar num ponto que falamos antes: os formatos curtos. Da mesma forma que conteúdos vazios não criam conexão com o espectador, será que esse formato curto realmente consegue?
A verdade é que com tanta informação sendo transformada em vídeo num processo quase totalmente automatizado, a autenticidade e originalidade será o diferencial.
Neste YouTube 2024, a capacidade de incorporar a sua individualidade nos conteúdos pode ser mais valiosa do que simplesmente seguir as sugestões geradas por uma IA.
O YouTube em 2024
Em meio a essas mudanças, a questão que fica é: como essas atualizações afetarão você e seu canal?
Queremos saber sua opinião. Compartilhe nos comentários suas expectativas e como pretende se adaptar ao YouTube 2024.
Este post tem 5 comentários
Como vai ficar essa questão dos shorts?
Oi Tatiane! É um formato que o YouTube 2024 está priorizando. Não significa que os vídeos longos e as transmissões ao vivo vão perder espaço, mas com certeza ficarão com menos holofotes que os Shorts.
Boa tarde acredito que toda transformação é mudança tem que ser sempre para melhorar e nunca prejudicar esta virando competição com outras plataformas nos vídeos curtos o YouTube e referência em vídeos longos agora inteligência artificial nunca usei em meus vídeos vou aguardar mais um pouco para opinar
Ainda estou na expectativa dessas mudanças.
Mas, pelo jeito teremos que nos adaptarmos a essa mudança, assim como o próprio youtube teve que se adaptar ao estilo de vídeos curtos. Ele estava ficando para trás.
Inteligência artificial nunca vai superar inteligência humana. Para algumas coisas dá para usa-la tranquilamente más para a maioria eu continuo usando a própria, criativa, original e cativante. Finalizando, tirar o melhor proveito da IA é claro que ajuda, bastante!